Até que ponto a #Rússia apoiará Maduro e que papel desempenha a Colômbia? Los ministros de Exteriores de Rusia y Colombia se dirigen a los periodistas en Moscú durante la visita del canciller colombiano a territorio ruso.

Em uma coletiva de imprensa em Moscou, os chanceleres da Rússia e da Colômbia enfatizaram a importância de resolver a crise na Venezuela apenas por meios pacíficos.

Os ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Colômbia, Sergey Lavrov e Carlos Holmes Trujillo, apresentaram à imprensa na segunda-feira os resultados de sua reunião em Moscou durante o primeiro dia da visita do ministro das Relações Exteriores da Colômbia ao território russo.

Entre as questões abordadas destacou-se a situação na Venezuela, país que está sob pressão devido a uma possível intervenção militar estrangeira. A este respeito, o chanceler russo afirmou que “com essas ameaças, o conflito não pode ser resolvido” : https://youtu.be/09lTRXcTVbg : Moscú y Bogotá insisten en la vía política para solución venezolana

Até que ponto a Rússia apoiará Maduro?

Em resposta a uma pergunta da RT, Lavrov especificou o nível de apoio que Moscou está disposto a oferecer ao governo de Nicolás Maduro durante os eventos políticos atuais e futuros.

“A resposta está contida no âmbito do direito internacional […] vamos agir em relação a crise seja resolvida precisamente nessa base , ” ele declarou diplomata russo lembrar que Venezuela é governada pelos princípios da a Carta da ONU.

Além disso, o chefe da diplomacia russa acrescentou que as ameaças militares “criam uma ilusão na oposição venezuelana” de que ele pode tomar o poder ilegalmente e “não podemos apoiar isso”.

Finalmente, Sergey Lavrov sublinhou a importância do diálogo entre o governo e “todo o espectro da oposição”.

Diálogo na Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro participa de um dia de entrega de casas em Caracas. 16 de maio de 2019Maduro afirma que o diálogo na Noruega avança de forma “positiva nos caminhos da paz”

Por sua parte, Holmes Trujillo lembrou que o papel da Colômbia na resolução da crise no país vizinho está em coordenação com as disposições do Grupo de Lima , ao qual ele pertence, mas afirmou que “é essencial que o progresso é feito e espero que mais cedo ou mais tarde “.

Ministro das Relações Exteriores da Colômbia declarou que o seu país suporta apenas “meios políticos e diplomáticos” para a normalização da crise venezuelana e ressaltou que Bogotá suporta o cronograma estabelecido pelo deputado da oposição, Juan Guaidó, auto – proclamado ‘presidente interino’ da Venezuela.

“Reconhecemos a legitimidade de Juan Guaidó” e “nosso diálogo com a Venezuela é avançado através do representante diplomático” daquele homem na Colômbia “, disse o ministro das Relações Exteriores da Colômbia em resposta a uma pergunta da RT.

De acordo com o chanceler russo, ambas as partes concordaram em manter canais diretos de comunicação comercial, bem como a implementação prática de uma série de programas de cooperação econômica em várias esferas. Na educação, por exemplo, Lavrov anunciou a assinatura antecipada de um acordo para o reconhecimento de títulos acadêmicos entre as duas nações.

Como parte desta turnê, que irá estender pelo menos até 7 de junho de Carlos Holmes Trujillo co – presidente da sétima reunião da Comissão Mista Intergovernamental Comissão Rusocolombiana, vai participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo e visitar o Centro de Inovação Skolkovo, entre outros atividades.

Canciller ruso: EE.UU. intenta crear un pretexto para una intervención en Venezuela: https://youtu.be/O1PA9-BaPhQ

https://actualidad.rt.com/…/316831-rueda-prensa-ministros-e…

Russia e Colombia discutem sobre Venezuela em Moscou

Deixe um comentário